terça-feira, 27 de abril de 2010

Muito além de Madeiras...

Esse é o Zinho, ele mora em Resende Costa e trabalha com madeira.Faz peças lindas.
Mas muito mais que isso, ele é um cozinheiro de mão cheia, tem uma cozinha muito diferente, toda em madeira, feita por ele, é lógico! E melhor, tem uma adega subterranêa... com cachaças curtidas e especiais e o mais engraçado é que eu conheci essa sua faceta, sem que ele soubesse.
Pois é fui conhecer isso, através da mãe dele, dona Ester, uma artesã que trabalha no tear criando peças lindas, é a artesã mais antiga de Resende Costa.


Depois de muita prosa, contando as dificuldades que passou, eu falei, conheci um artesão daqui, que trabalha com madeira, e ela, qual o nome dele? Zinho, nossa!!! é meu filho!!!



Aí como ele estava viajando, ela foi me mostrando sua casa, sua oficina, cozinha, adega, provei cachaça de reserva, me deu muda de tempero, olha uma visita simples, se transformou em 4 horas, regada a café preto, coado na hora e pão de queijo.
Maravilhoso momento...isso é Minas....

sábado, 24 de abril de 2010

Caminho de terra

Caminho sinuoso, pastos, paisagens, montanhas que se repetem na próxima curva, cada vista mais linda que a outra...... O cheiro de mato nos invade, a cor de barro marca o pneu. Poeira, mata burro, porteiras abertas aos sentidos.......Gente simples, à principio desconfiada, que depois de um bom papo, te acolhe como parente fosse. Café preto, bolinho de chuva.. AH..gente boa, gente das Gerias...quem te conhece não esquece jamais...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vertentes Gerais

A Serra de São José, espalha-se como um dorso de Dragão por Tiradentes dominando a Cidade. A cada ângulo ela se mostra de uma forma diferente, sua força atraí os forasteiros e os enfeitiça. São lugares, cidades e pessoas novas, que tem mudado muito a minha maneira de ver a vida. São historias interessantes de vida, luta e perseverança. Gente que enfrenta dificuldades a cada dia mas não perde a fé a esperança. Transformam materiais simples em arte, delicada, forte e trabalhada, que sustenta vidas. Tem também a Historia desses lugares, as lendas, comidas de fogão a lenha, feitas no tempo exato, o tempo do sabor e do prazer. Sem esquecer da "branquinha", sempre "especial', aclamada como uma jóia rara.

Quero compartilhar um pouco dessas cidades, lugares, historias, mostrando seus personagens e sua arte e seus sabores.